Solos intitula o repertório de trabalhos produzidos pelos/as alunos/as do curso a partir de um mergulho nas múltiplas formas de escritura interligadas pelas pesquisas com a cultura popular e suas corpografias. Na proposta, o título “solos” se ramifica em várias proposições. No caso, entendendo-o como uma escrevivência individual em resposta ao contexto emergente. Solo de solamente. Solo de solilóquio, de solidão, com referência ao espaço recluso, de isolamento. E também solo enquanto quintal, terra, terreiros, enquanto esfera que nos conecta à ancestralidade e às experiências coletivas que nos enraíza. O resultado dos trabalhos pluraliza o conceito, a prática e a criação com múltiplas formas de escritura a partir de partes distintas do corpo e suas demarcações. Trata-se de um retorno ao solo e aos sonhos. Fontes novas e antigas de nossos pés, olhos, coração, quadril, costelas, omoplatas, tornozelos. Nosso chão. Os rostos no quadrado da tela, a luz que entra em casa, as nossas vozes, outra vez. Solos do texto e do corpo em uma, duas, em muitas vozes.
A obra coletiva foi desenvolvida pela turma da Especialização em Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares do Centro de Formação em Artes/UFSB. O Componente Curricular Dramaturgias Expandidas e Saberes Populares tem como objetivo investigar a interface entre dramaturgia e corporeidade em suas variáveis de organização e subjetivação expressas nos códigos performáticos. Foi ministrado por Cinara Araújo e Éder Rodrigues no 1° quadrimestre de 2020, sumariamente interrompido pela pandemia.
BIOGRAFIAS
Adriana Viana Lima nasceu em 28/08/1974, em Alcobaça/BA, filha de agricultores, licenciada em Biologia na UESC e Pedagogia na UNIMES. Está cursando especialização em Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares pela UFSB. Professora pioneira das Escolas Nova Esperança em Belmonte, da EFA em Ilhéus e do Milton Santos em Terra Vista, Arataca/BA.
Andréa Carvalho é graduada em história pela Universidade Estadual da Bahia, Especialista em História do Brasil e Discente do curso de Dramaturgia Expandida do Corpo e Saberes Populares pela UFSB. Atualmente, Andréa trabalha na Superintendência de Cultura, encarando o desafio para desenvolver ações de planejamento, que envolva atividade da Cultura e Turismo.
Cinara Araújo, artista-pesquisadora e poeta. Professora no Centro de Formação em artes da UFSB. Coordena a pesquisa “Poema, experiência, comunidade: a bio-grafia como método e modos da literatura incomparável” (2016-2021)
Éder Rodrigues anda perdido já faz um tempo e por isso não faz mais questão de se achar. É especialista em furtar poentes, goiabas e infâncias largadas por aí. Nunca se en(formou) porque tem medo de virar um bolo pro café. Tem diploma de datilografia e faz 178 toques por minuto.
Edna Conceição Pereira Santos é vendedora de legumes e verduras no bairro, ex-empregada doméstica e caixa de supermercado, graduada em Letras, especialista em Língua e Literatura, pós graduada em Políticas Públicas em Contexto Educativo, mestra em Estado e Sociedade, mestra em Educação, cursando especialização em Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares, professora há 22 anos da rede pública estadual de ensino da Bahia.
Gil Torres tem formação em Gestão Cultural e atua na educação de crianças e adolescentes no Instituto Trancoso.
Karine Mascarenhas de Brito tem formação em Educação Física, trabalha com jovens do ensino médio na rede pública de ensino, é mãe e nas horas vagas adora vadiar.
Luciana Lacerda é amante e brincante da cultura popular, nordestina com orgulho e encantada com a simplicidade do povo e de suas origens. Eterna pesquisadora da nossa música, de nossas raízes e dos saberes ancestrais e afro-pindorâmicos. Comunicadora por profissão, arteira, percussionista e munganguenta por paixão.
Nerize Portela é artista multimídia e arte-educadora, graduada em Artes Visuais pela UFRB. Atualmente conclui a Pós-graduação em Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares na UFSB. Já atuou como cenógrafa e VJ, e recebeu Prêmio de Residência Artística Instituto Sacatar pela Bienal do Recôncavo em 2012. Atualmente sua produção é resultante dos encontros, afetos, processos de cura e saberes populares ressignificados através da pintura, da performance, da fotografia, do vídeo e da escrita performativa.
Verônica Eulália de Medeiros é uma vivenciadora de Zonas Autônomas Permanentes que pulsam, Arte-Educadora, Artesã, Percussionista, Ser atuante na Cultura do RN (música, arte e dança) e enaltecedora dos saberes populares e ancestrais, especialmente aqueles enraizados no nosso seridó.
FICHA TÉCNICA
Autores: Adriana Viana Lima, Andrea Santos Carvalho, Cinara Araújo, Éder Rodrigues, Edna Conceição Pereira Santos, Gildemias Braz Torres, Karine Mascarenhas de Brito, Luciana Melo de Lacerda, Nerize Portela Madureira Leôncio e Verônica Eulália de Medeiros.
Título: SOLOS
Ano de produção: 2020
Orientadores: Cinara Araújo e Éder Rodrigues